domingo, 21 de agosto de 2011

Fundador da CBA, pai de Emerson é homenageado e cobra circuito no Rio

Por Rafael Lopes Rio de Janeiro

Um dos fundadores da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Wilson Fittipaldi, o "Barão", de 91 anos, foi o principal homenageado da festa pelos 50 anos de fundação da entidade, realizada na noite de quarta-feira no salão nobre do hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. Ao receber a placa das mãos do francês Jean Todt, presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), o veterano foi duro e criticou a destruição do autódromo de Jacarepaguá.

- O autódromo de Jacarepaguá sempre foi elogiado por todos os automobilistas e considerado uma referência no mundo. A destruição do circuito é um crime contra o esporte - disse o "Barão"

Após o discurso do ex-piloto e narrador esportivo, muito aplaudido por todos os presentes, Cleyton Pinteiro, presidente da CBA, passou a palavra a Ricardo Leyser, secretário de alto rendimento do Ministério do Esporte. Segundo o político, a intenção do Governo Federal era realizar a assinatura do contrato do novo autódromo, que está programado para a região de Deodoro, Zona Oeste da cidade, na festa, mas um pedido do prefeito Eduardo Paes atrasou os planos.

- Ele pediu que fosse feito um estudo detalhado e nas próximas semanas teremos o projeto pronto. O prefeito quer que toda a região, uma das mais carentes do Rio de Janeiro, e os moradores sejam beneficiados, com a instalação de oficinas e das equipes no entorno do autódromo - afirmou.

A entrega do autódromo de Deodoro está prevista para o mês de setembro de 2012. Entretanto, os seguidos atrasos no cronograma podem complicar esta intenção. A CBA, o Ministério do Esporte, a prefeitura do Rio, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), e a 6ª Vara de Fazenda assinaram um documento se comprometendo a demolir o atual circuito, em Jacarepaguá, que dará lugar ao Parque Olímpico para 2016, apenas quando o novo estiver pronto, mas um acordo existe para que as construções sejam feitas de forma simultânea. A obra está estimada em R$ 150 milhões.

Só vou dizer uma coisa: estão enrolando demais com esse projeto, só pode ser de propósito para lá na frente virem com a tal "urgência urgentíssima" e passarem por cima do acord. Foi muito boa e oportuna a intervenção do Barão e espero que outras cabeças brancas e pensantes do automobilismo nacional se engajem nessa luta.

Falando de autódromo não podemos deixar de falar de Parque Olímpico, essa coisa que pretendem que tome o lugar do autódromo, o projeto foi aprovado hoje depois de um vago e mal divulgado "concurso internacional", que premiou como vencedor o mesmo escritório que fez o parque de Londres 2012, ou seja, me engana que eu gosto.

Desde o ano passado a prefeitura fechou acordo para reaproveitar as estruturas desmontáveis de Londres, por isso não acredito em coincidência, a mesma empresa que criou os equipamentos de lá virá construir os daqui, inclusive adaptar o que seriam instalações provisórias em instalações permanentes, considerando que, a exemplo das instalações do Pan 2007, elas serão pouco usadas e quase ninguém irá circular dentro delas isso não faz muita diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário